top of page
Dicas de inglês - Tainá Alves

Quando usar DO e DOES




Bonitos, às vezes bate aquela dúvida em algumas pessoas: “Faço essa pergunta com DO/DOES ou não?”. Talvez você também tenha tido esta dúvida, que é bem comum quando se está começando a estudar inglês.

Sabemos que o DO usamos para I, you, we e they; assim como o DOES, usamos para he, she e it. Tudo bem! Agora, quando podemos usá-los? Qual é a ocasião correta?

É bem simples, trata-se de tempo verbal. O Do e o Does são do Simple Present, ou seja, sempre que você for perguntar, afirmar ou negar algo no Presente você poderá usá-los.

Observe:

  • Do you study English?

  • Yes, I study English.

  • No, I don't study English.

Só não pode confundir com o Verb to be, que também é usado no tempo Presente para perguntar, negar e afirmar.

Observe a diferença:

  • Are you an English student?

  • Yes, I am an English student.

  • No, I am not an English student.

A diferença é que como o Verb To Be significa SER ou ESTAR, os verbos que norteiam as perguntas com Verb To Be são, logicamente, SER ou ESTAR. Agora, quando você usa o DO ou DOES o verbo que norteia a pergunta é o próprio verbo da ação em questão.

Não sei se esta parte ficou clara, se você voltar e ler os exemplos de novo, vai clarear a ideia!

Porque quando eu pergunto DO YOU STUDY ENGLISH? O verbo TO STUDY está norteando. Agora, quando eu pergunto ARE YOU AN ENGLISH STUDENT? O verbo TO BE está norteando.

Ou seja, são apenas duas formas de perguntar, afirmar e negar no tempo presente. Basta escolher adequadamente levando o próprio verbo em consideração.

165 visualizações0 comentário
bottom of page