Bonitos, às vezes bate aquela dúvida em algumas pessoas: “Faço essa pergunta com DO/DOES ou não?”. Talvez você também tenha tido esta dúvida, que é bem comum quando se está começando a estudar inglês.
Temos que ter em mente que o DO e DOES são auxiliares que indicam que uma determinada frase está no tempo presente. Devemos fazer uso desses auxiliares, pois o verbo principal, por si só, não nos indica o tempo.
Muitos estudantes brasileiros de inglês consideram essa matéria tranquila; porém, até mesmo quando chegam ao nível avançado, continuam cometendo alguns deslizes. Acredito que seja por falta de atenção mesmo!
Vamos lá! Ao trabalhar com verbos usamos basicamente três formas: positiva, negativa e interrogativa, certo?
Sabemos que o DO usamos para I, you, we e they; assim como o DOES, usamos para he, she e it. A confusão ocorre quando tempos que “conjugá-los”, e é aí que esquecemos de aplicar algumas regrinhas básicas.
PARA AFIRMAR
Observe o que devemos fazer com um verbo quando queremos afirmar algo:
To play > to play play: I play soccer.
play + s: She plays soccer.
Com certeza você reparou que foi acrescentado um S na segunda sentença. Pois é, costumo dizer que usamos as Regras de Plural para he/she/it. Isto faz parte da conjugação verbal, não é apenas um estilo livre; logo, você não pode esquecer de fazer isto; imagine alguém falando: “Eu joga futebol” ou “Ela jogo futebol”. Soaria terrivelmente aos seus ouvidos. Então, é mais ou menos assim que soaria aos ouvidos dos nativos da Língua Inglesa se você também usasse de maneira equivocada.
Mais um exemplo para fixar!
They watch television all day long.
He watches television all day long.
PARA NEGAR
Observe o que devemos fazer com um verbo quando queremos negar algo:
To dance > to dance do not + dance: I do not dance well.
does not + dance: She does not dance well.
Agora, você notou a presença dos auxiliares, nossos sinalizadores DO/DOES e também notou o NOT (partícula usada para negação).
Repare também, que o verbo principal (dance) não sofreu nenhuma alteração para he/she/it como quando afirmamos algo, pois agora, o DOES já é suficiente para marcar a diferença. Sendo assim, para I/you/we/they o verbo principal conta com o auxílio do DO.
I do not know how to cook.
He does not know how to cook.
Também podemos fazer uso das contractions e fazer a redução da seguinte forma:
I don’t know how to cook.
He doesn’t know how to cook.
DICA: para fazer isto, é como se juntássemos o DO+NOT= DONOT, retirássemos o O e colocássemos o ‘ no lugar dele: DONOT > DON’T. Esta dica se aplica a qualquer contraction negativa!
PARA PERGUNTAR
Observe o que devemos fazer com um verbo quando queremos perguntar algo:
To read : to read do + ... + read: Do you read magazines?
does + … + read: Does he read magazines?
Desta vez, você reparou que o nossos sinalizadores DO/DOES assumiram uma nova posição. Sim, sempre que for formular uma pergunta, o verbo auxiliar deve ir para frente.
Ou seja, deixa de ser: He reads magazines. (afirmando)
E passa a ser: Does he read magazines? (perguntando)
NOTA: os auxiliares só não ficam antes das Wh-questions!
E mais uma vez, o verbo principal não sofreu nenhuma alteração, já que o DO/DOES é suficiente para marcar a diferença.
Mais alguns exemplos:
Do they drink juice?
Does she drink juice?
Got it?
Agora que já sabemos como aplicar o DO e DOES da forma adequada, podemos falar sobre as ocasiões nas quais podemos usá-los além do tempo presente! Mas, para este post não ficar muito longo, eu irei falar sobre isso em outra oportunidade, tudo bem? Fiquem ligados aqui no blog!
Dúvidas, perguntas ou curiosidades, deixem aqui nos comentários!
See you!