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Foto do escritorTainá Alves

Aprenda a formar e conectar frases em inglês com essa aula sobre CONJUNÇÕES! | Conjunções em inglês

As conjunções são elementos essenciais para você manter coerência e coesão na sua fala e escrita e, também, para aumentar o seu grau de entendimento na leitura e oitiva.





Quando aprendemos uma classe nova de palavras, precisamos saber, primeiro, identificar a sua função em relação às demais palavras ou classes de palavras que já conhecemos.

Tendo isso em vista, vamos lembrar muito rapidamente as principais funções das principais classes de palavras, a fim de rememorar o funcionamento das conjunções.


Lembre-se, essa parte, que é mais gramatiquês, embora possa ser um pouco chata, pode vir a te ajudar, se você compreender em vez de decorar as funções de cada classe de palavras.

Tentamos trazer definições das principais classes de palavras com exemplos na tabela abaixo, de modo a tornar essa revisão mais breve:










Em suma, as conjunções possuem uma função importantíssima para falar de forma mais eloquente e articulada. Em textos e discursos orais, elas são indispensáveis. Quanto mais formal o meio de comunicação, mais as conjunções estarão presentes.


Em inglês, as conjunções possuem um papel mais relativo, quando se compara ao português, uma vez que as frases e parágrafos em um texto em inglês devem ser mais enxutas, curtas e diretas.

Em português, temos frases que são parágrafos inteiros, no inglês formal escrito, isso é praticamente vedado.


Antes de explicarmos as ideias que as conjunções podem expressar entre duas frases, devemos lembrar que elas podem estabelecer dois tipos de relações entre as frases: de coordenação ou subordinação. Basicamente, podemos entender que a relação de coordenação existe entre frases independentes, ou seja, cujos sentidos não são prejudicados ao serem separadas.


Vejamos o exemplo abaixo:


- I got home late tonight, but dinner still wasn’t ready. (Eu cheguei em casa tarde hoje à noite, mas o jantar ainda não estava pronto.)


Perceba que essas frases são independentes. Podemos dizer “I got home late tonight” e “O jantar ainda não estava pronto” de forma independente e as frases não perdem seu sentido, só perdem a correlação, que é o sentido maior que a conjunção estabelece.


Por outro lado, nas frases subordinadas, existe uma relação de dependência, havendo perda de sentido ou significado quando elas são separadas.


- If I don’t get married by next year, I will end my relationship. (Se eu não me casar até o ano que vem, eu vou terminar meu relacionamento.)


A conjunção “if” que relaciona as duas frases acima é subordinada pois, no caso de separação das frases, “If I don’t get married” isoladamente não possui sentido nenhum e requer um complemento.


Sabendo disso, vejamos abaixo uma tabela com as principais conjunções listadas, entendendo que, a depender do contexto em que são colocadas, poderão estabelecer uma relação de coordenação ou subordinação.








Vamos entender melhor como funcionam os sentidos que as conjunções da tabela acima estabelecem, com exemplos:


a) Time (tempo)


Estabelecem relações de tempos entre duas frases.

Exemplo: “Eu saí de casa antes de começar a chover”.


Assim, as conjunções de tempo podem estabelecer relações de anterioridade, posterioridade e duração entre duas frases.


Vejamos os exemplos abaixo com as conjunções da tabela:


- I didn’t buy anything else after I bought my expensive boots. (Eu não comprei nada mais depois que eu comprei minhas botas caras.)


- Once I understand this, I won’t need to study for a long time. (Assim que eu entender isso, não vou precisar estudar por um longo tempo.)

- You don’t have to pull your vehicle over whenever you see a police car. (Você não precisa parar o seu veículo toda vez que você vir um carro de polícia.)


- I saw her chatting with her friends while the teacher was explaining. (Eu a vi conversando com seus amigos enquanto a professora estava explicando.)


- The students will have to do this experiment until the results achieved are sufficient to substantiate their thesis. (Os estudantes terão que fazer esse experimento até que os resultados alcançados sejam suficientes para fundamentar sua tese.)


- Mary has been working at the same café since she was a student. (A Maria trabalha na mesma cafeteria desde que ela era uma estudante.)


b) Reason/cause


As conjunções de causa introduzem a “causa” para uma “consequência”, sendo esta última a outra frase interligada pela conjunção. Note que não há uma ordem necessária para a causa ou a consequência, ou seja, a frase de causa e consequência podem vir antes ou depois. Vejamos alguns exemplos abaixo:


- The woman didn’t have to work anymore (consequência), as her husband’s income was high enough for their household (causa). (A mulher não precisava trabalhar mais, já que o salário do seu marido era alto o suficiente para a sua família.)


- We stopped at the grocery stop (consequência) because our house was out of fruit and vegetables (causa). (Nós paramos no mercado porque a nossa casa estava sem frutas e vegetais.)


- They didn’t have to take the vaccine (consequência) for they already had been infected (causa). (Eles não precisaram tomar a vacina porque já haviam se contaminado.)


c) Result/effect


As conjunções de “resultado/efeito” indicam uma consequência desejada ou esperada, ou seja, é um resultado que se pretende atingir com uma determinada ação ou situação. Por isso, a frase que é introduzida pela conjunção representa esse resultado, que se quer atingir, enquanto a frase anterior ou seguinte representa aquilo que se pretende fazer para atingir esse resultado.

Vejamos melhor o que isso significa pelos exemplos a seguir:


- I’ve studied a lot and I’ve done many extracurricular activities so that my applications to college would get good evaluations. (Eu estudei muito e fiz muitas atividades extracurriculares para que minhas aplicações para universidade tivessem boas avaliações.)


- In order to find a new job, I’ve sent my resume to many companies. (Com a finalidade de encontrar um novo emprego, eu enviei meu currículo para muitas companhias.)


- The dog dug a hole in the yard so that it could hide its bone. (O cachorro cavou um buraco no quintal para guardar o seu osso.)


d) Condition

As três conjunções apresentadas na tabela (if, unless e even if) possuem sentidos diferentes. Assim, vamos abordá-las separadamente abaixo.


1. If


O if introduz uma condição, ou seja, um fato ou evento que gera uma dependência de outro evento. Por isso, as conjunções condicionais introduzem frases subordinadas, já que o significado de uma frase depende da outra frase. Por essa razão, usamos o “if” nas frases denominadas conditionals.


Nós ainda vamos estudar as frases condicionais em inglês, mas, por ora, podemos deixar uma breve introdução de como elas funcionam abaixo. Existem quatro formatos diferentes para as frases conditionals:



Entendamos isso melhor com os exemplos abaixo:

- If he runs for president, his company will probably lose a lot of profit. (Se ele concorrer a presidente, sua companhia provavelmente irá perder muito lucro.)


Na frase acima, “If he runs for president…” (Se ele concorrer a presidente...) é um acontecimento incerto, condicional que geraria alguma consequência, qual seja, a provável perda de muito lucro pela sua companhia - “his company will probably lose a lot of profit”.


- I wouldn’t like to stay if he comes. (Eu não gostaria de ficar se ele vier.)

- If it rains tomorrow, I won’t go to the game. (Se chover amanhã, eu não vou ao jogo.)


2. Unless


Quando usamos “unless” estamos introduzindo algo que impediria um acontecimento. Como assim? Primeiro, imagine uma situação possível ou provável. Depois, pense em algo que poderia vir a impedir essa situação – é essa frase que o unlessirá introduzir. Por isso, traduzimos essa conjunção como “a não ser que”.

Veja os exemplos abaixo:


- Unless you change your behavior, we will no longer date. (A não ser que você mude seu comportamento, nós não vamos namorar mais.)


- I won’t move to California, unless my boss sends me there. (Eu não vou me mudar para a Califórnia, a não ser que meu chefe me mande para lá.)


- This tool should help, unless you don’t follow the instructions correctly. (Essa ferramenta deve ajudar, a não ser que você não siga as instruções corretamente.)


3. Even if

O even if estabelece uma condição “inútil”, ou seja, uma hipótese que não seria útil a modificar uma determinada consequência, resultado ou situação. Seria o mesmo sentido que a expressão “mesmo que” expressa na seguinte frase em português: “Marta não ficaria feliz, mesmo que ela ganhasse na mega sena”.


Observe:


- Even if I had a coat, I would still be cold. (Mesmo que eu tivesse um casaco, eu ainda estaria com frio.)


- They would have broken up, even if they got married. (Eles teriam terminado, mesmo que tivessem se casado.)


e) Contrast


As conjunções de contraste são aquelas que estabelecem uma relação de oposição entre duas frases, ou seja, são afirmações que coexistem, embora sejam opostas. A oposição nem sempre será forte, pode ser um simples contraste.


Exemplos:

- Even though I took care of myself, I got infected by the disease. (Embora eu tenha me cuidado, eu me infectei da doença.)


- I did all I could, although he didn’t deserve it. (Eu fiz tudo o que pude, embora ele não merecesse.)


- Maria enjoys hiking, whereas her husband prefers to stay at home. (A Maria gostar de fazer trilhas, mas o marido dela prefere ficar em casa.)


f) Location


As conjunções de lugar estabelecem uma relação simples, de local de uma frase em relação a outra. É importante lembrar que uma conjunção precisa conectar duas frases. Por isso, as palavras que indicamos como conjunções de lugar também podem assumir outros papéis (outras classes de palavras) caso não estejam desempenhando essa função.

Veja os exemplos abaixo:


- It was something that happened wherever I was. (Era algo que acontecia onde que quer eu fosse.)


- Wherever the car was parked, it would always be a little crooked. (Onde quer que o carro estivesse estacionado, ele sempre estava um pouco torto.)


- This is the place I told you where the choral sings from time to time. (Esse é o lugar que eu te falei onde o coral canta de tempos em tempos.)


- Where the crow goes, the boy would come along. (Aonde o corvo vai, o menino acompanhava.)


g) Choice


As conjunções que indicam escolhas ou alternativas estabelecem uma relação ou de preferência ou alternativa. Elas também servem para fazer comparações.


- I do not know whether she has a son or not. (Eu não sei se ela tem um filho ou não.)


- That man has to be a police officer or he cuts his hair at the same place as all the police officers do. (Aquele homem tem que ser um policial ou ele corta o cabelo onde todos os policiais cortam.)


- I’d prefer to stay home than to leave the country to see an ugly place like that. (Eu preferiria ficar em casa do que sair do país para ver um lugar feio assim.)


Ouça todas as frases de exemplos dessa aula no vídeo abaixo:






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